quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ele é o Senhor!

Sabe aquelas palavras que você ouve quase que diariamente, mas um belo dia elas fazem um sentido diferente em sua vida? Pois bem, tive essa experiência esses dias. Estava eu, numa celebração da Palavra e o diácono quando ergueu Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar, cantou uma canção:

Ele é o Senhor
Ele é o Senhor
Ressurreto, dentro os mortos
Ele é o Senhor

Todo joelho se dobrará,
Toda língua confessará
Que Jesus Cristo é o Senhor

Eu já escutei essa música umas "trocentas" vezes, eu tenho PLENA CONSCIÊNCIA que o centro de nossa fé está no mistério da encarnação e ressurreição de Cristo, afinal já dizia Paulo: Se Cristo não ressuscitou, é vã nossa pregação e nossa fé (cf. 1Cor, 14), mas nessa segunda-feira, foi diferente. Quando eu escutei, mais especificamente o verso, ressurreto dentre os mortos, eu me coloquei a pensar: quem é capaz disso? me diga qual deus foi e é capaz de ressuscitar dentre os mortos?


E aí, gerou em mim uma reflexão mais profunda ainda! Porque não é só voltar da morte, mas Jesus Cristo era Deus, 100% Deus, que se fez homem, 100% homem, menos no pecado, por mim. Qual deus é capaz disso? Quem pode dizer, além de nós, cristãos, que teve um deus que saiu de seu trono e se rebaixou ao pior nível do ser humano? Sim, pior nível, porque quando Ele morreu, morreu como se morriam os piores criminosos da época. Quem pode dizer: o meu deus sabe o que eu passo, porque ele passou também, e passou pior! Quem pode?

Não quero entrar no mérito teológico, porque não tenho cacife para isso, os maiores teólogos do mundo já o fizeram desde sempre e não sou eu, uma simples mortal, que vai inventar a roda agora, minha reflexão é puramente intuitiva. Eu só fiquei pensando: meu Deus, como tu és maravilhoso, por ter feito isso por mim, porque não precisava, mas mesmo assim, tu te igualastes à minha miséria, só por amor, para que eu pudesse ter forças para continuar, porque ao olhar para Tua cruz eu me recordo que tu não te apegastes à tua condição divina, mas fostes até o fim como homem e eu também posso ir (cf Fl 2). 



Como eu posso ser indiferente a este Deus que não teoriza o amor, mas foi o AMOR ENCARNADO, real, sem explicações mas com ações, me mostrando o caminho, não com um mapa, mas me dando a mão e indo comigo. Qual deus pode fazer isso por mim? Qual deus sofreu e morreu pelos meus pecados, mesmo sabendo que eu muitas vezes iria virar as costas para Ele, iria preferir o pecado, preferir a morte, preferir os homens?

Existem muitos deuses por aí, o homem já adorou (e adora) muitos: animais, eventos meteorológicos, plantas, dinheiro, até outros homens já viraram deuses na história da humanidade, mas no meu limitado conhecimento, não me recordo, de nenhum que tenha sido tão poderoso, tão forte, tão impetuoso, mas ao mesmo tempo tão misericordioso, tão humilde, tão pequeno capaz de torna-se PÃO para vir nos visitar diariamente, para se tornar um conosco, para estar em comunhão e resgatar o homem de sua própria miséria e pecado.

Senhor, eu não mereço tanto amor, mas eu agradeço e aceito. Me entrego, Pai, nos teus braços para que Tua força me domine, teu Amor me preencha, Tua misericórdia me alcance, tua Salvação me resgate. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário