quinta-feira, 17 de julho de 2014

Olha o lobo mal!

Certa vez escutei uma história que é atribuída à cultura indígena e que me marcou muito; ela fala sobre dois lobos vivendo dentro de nós, o do amor e do ódio, eles brigam e duelam para dominar o coração do homem e quem vence? Aquele que alimentamos. 



Essa metáfora expressa bem aquilo que vivemos cotidianamente dentro de nós. Por mais que sejamos criados à imagem e semelhança de Deus e de termos dentro de nós essa centelha divina, também dentro de nós existe a corrupção do pecado original, aquela que nos faz querer ser deus de nossas vidas, a sermos desobedientes e mais, que nos faz rejeitar o paraíso para vivermos na falsa liberdade. Tudo isso junto acaba nos afundando numa série de pecados, de indiferença para com Deus, nos tira da intimidade d'Ele e justamente por isso, o ódio entra em nosso coração e tem que ficar disputando espaço com aquilo que Deus sonhou para nós: o AMOR. 

Já dizia Freud: somos feitos de carne, mas temos que viver como se fossemos de ferro. E como vivemos! A todo momento somos colocados à prova, as situações nos convidam a fazermos escolhas e esta aí o alimento de cada lobo. A vingança, a inveja, a arrogância, o egoísmo são alimentos para o lobo "do mal", em contrapartida, o perdão, a caridade, a humildade, a compaixão são os alimentos do lobo "do bem". Mas é preciso cultivar esses alimentos, é preciso que nosso coração seja um terreno fértil para que esses frutos cresçam e se multipliquem de tal forma que não exista espaço, nem comida, nem atenção para o lobo do ódio. 

Não é fácil, porque nossa humanidade GRITA nas situações de conflito, de injustiça, de sofrimento e queremos, naturalmente, que a situação se resolva imediatamente, queremos que a justiça seja feita da forma que imaginamos ser a mais correta, todavia, é preciso deixar que tudo se resolva por intermédio de Deus, que tudo sabe, tudo conhece, tudo vê... É difícil porque não temos paciência, porque dói, porque temos medo, mas é preciso esperar em Deus, confiar na sua providência e ter fé que Ele cuidará de tudo. Para viver essa realidade, entretanto, é preciso intimidade, entrega total a Deus, porque sem isso, vivemos verdade uma relação superficial com Ele e por isso, na hora da dificuldade, na provação, facilmente caímos em tentação.

O esforço deve ser diário, não podemos cair no erro de acharmos que estamos prontos, que somos fortes, que nada pode abalar nossa estrutura, afinal aquele que pensa estar de pé, cuidado para não cair (Cf.: 1Cor 10, 12) o lobo "do mal" está a espreita, esperando somente uma brecha para tomar conta de nosso coração. Que sejamos fortalecidos pela ORAÇÃO, porque somente em constante vigilância, podemos derrotar o mal que quer nos derrubar. 

Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário