sábado, 24 de outubro de 2015

Deixa Deus entrar nos porões de teu coração

Sabe quando alguém vai na sua casa e você fica fechando todas as portas dos quartos porque está tudo uma bagunça? Com algumas pessoas, entretanto, você não tem esse problema, pois a relação é íntima o suficiente para que você não precise ficar escondendo essas coisas. Em outros níveis, é capaz de você chamar alguém no seu quarto e não ter nem lugar pra ela sentar e mesmo assim você não sentir nem um pouco de constrangimento e até rirem da situação. 


Da mesma forma deve acontecer com Deus, todavia, a casa que falamos não é nossa residência, mas nosso coração. Precisamos abrir inteiramente nosso coração para que o Pai coloque ordem lá. Muitas vezes está tudo uma bagunça e você nem sabe por onde começar e caímos na tentação de achar que só podemos deixar Deus entrar quando tiver tudo arrumado, mas ordem é inversa, quando está tudo bagunçado deve ter a certeza que somente Ele é quem pode organizar tudo para que a vida flua.

Na sala, Deus precisa entrar para que as conversas sejam agradáveis, edificantes. No quarto, para que tenhamos um local seguro e limpo para descansar. Já a cozinha, deve estar bem cuidada para que as alegrias ali encontradas sejam frutos do Espírito Santo, no banheiro, lugar de solidão, de purificação, também seja um espaço de paz e tranquilidade. Cada lugar de nosso coração precisa estar em ordem.

Existe um local, contudo, que dificilmente permitimos as pessoas de entrarem. Até mesmo a gente é difícil de ir lá porque ele oferece muitas vezes uma sensação de sujeira, de incômodo, não é nem um pouco atraente. Esse lugar é o porão. No Brasil não temos muito essa realidade em nossas casas, mas imagine esse local como aquele "quartinho da bagunça".

Neste locais costumamos guardar o que não usamos muito. Resto de reformas, aquelas coisas que ficamos nos apegando pela possibilidade, mesmo que remota, de um dia usarmos, enfim, são as famosas "tranqueiras" que de tão feias e inconvenientes somos incapazes de colocar à vista de todos, então guardamos lá e de vez em quando fazemos uma visita, olhamos rapidamente, pegamos algo, devolvemos, mas logo em seguida já saímos correndo. Em nossos corações também existe um espaço assim, cheio de "tranqueiras".



Infelizmente, ao longo da vida, vamos acumulando certos pesos que se não são trabalhados da forma correta podem virar bombas prestes a estourar. Vamos reprimindo sentimentos, guardando emoções, engolindo palavras que vão se amontoando dentro da gente e não sabemos muitas vezes lidar com eles. Então acontece uma determinada situação que nossas reações vão buscar forças nessas realidades escondidas no nosso inconsciente. Não estou dizendo que todo tipo de sentimento, emoção, palavra deva ser explicitada, jogada na cara dos outros, mas todas elas, sem exceção, precisam ser trabalhadas e amadurecidas para que não nos peguem de surpresa e sejamos orientados por elas. Deus precisa ir nesse local e colocar uma luz ali. 

Nesses porões estão nossos piores instintos, traumas, pecados, medos, frustrações e realmente é muito mais fácil nem passar perto, mas não podemos ignorar essas realidade. Elas estão lá e precisamos saber lidar com tudo isso. E a melhor pessoa que pode nos acompanhar nesse lugar escuro é o próprio Deus que sabe tudo, cura tudo e nos ama com Amor infinito. Só Ele é capaz de iluminar nossas escuridões, só Ele pode entender plenamente cada "tranqueira" que guardamos e só Ele pode jogá-las fora e nos libertar desses apegos. 

Hoje, venho te convidar a abrir TODA a sua casa para Deus, para que Ele ponha tudo em ordem, mas não pode ser até a sala, Ele deve caminhar em todos os cômodos e principalmente, você precisa leva-Lo até o porão de seu coração e deixar que Ele trabalhe e você o ajude a fazer a limpeza necessária ali, para que você só guarde o que for bom, útil e edificante para sua vida e de todos ao seu redor. Não tenha medo de abrir-se e deixar que Deus penetre à sua intimidade, Ele não erra e é o ÚNICO que pode colocar em equilíbrio teu interior. E depois, seja ousado, o convide para morar nessa casa, entregue a propriedade a Ele e O deixe o seu coração ser o seu LAR. Eu garanto que você não irá se arrepender. Finalizo com as Palavras de Bento XVI na Homilia no início do seu pontificado:

"Quem faz entrar Cristo, nada perde, nada absolutamente nada daquilo que torna a vida livre, bela e grande. Não! Só nesta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só nesta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só nesta amizade experimentamos o que é belo e o que liberta. Assim, eu gostaria com grande força e convicção, partindo da experiência de uma longa vida pessoal, de vos dizer hoje, queridos jovens: não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, ele dá tudo. 
Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira. 
Amém."