quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

É impossível ser feliz sozinho...

Eis uma grande mentira que nos contam e que causa sérios problemas de auto-estima, eu mesma fui "vítima" dessa mentira, mas consegui superá-la e até sobrevivi para contar a história.

Uma grande amiga minha me dizia há alguns anos, que ela era feliz consigo e não precisava de outra pessoa. Eu achava aquilo um absurdo e até chamava ela de medrosa, porque para mim, esse tipo de pensamento, na verdade estava mascarando o medo dela de ter relacionamentos. Foram necessárias algumas quebradas de cara, algumas noites mal dormidas, algumas decepções para perceber que tinha algo errado comigo.

Culpei muitas pessoas e situações, mas então, parei de procurar fora e olhei para dentro de mim. Assim como Agostinho encontrou Deus dentro dele, também encontrei a verdade mais preciosa que um filho de Deus pode ter: Deus me ama. E isso basta. Mas o processo ainda estava (e está) somente no início. Sentir-se amado por Deus é uma sensação maravilhosa, todavia, amor não é sensação, não é prazer, euforia, amor é decisão, é ação, é suor e sangue, literalmente. E nesse caminhar, percebi que essa decisão não é somente de quem ama, o outro lado também precisa se esforçar, lutar, suar...ser amado não é fácil.

Da mesma forma que existia essa verdade gritando dentro de mim, que Deus me amava, também existia uma voz antagônica, que era minha, dizendo que eu não merecia ser amada. E então, eu tinha o principal problema a resolver: curar meu amor próprio. Esse processo de cura é dolorido, porque vamos mergulhar nas raízes mais profundas, vamos na feridas mais duras, vamos ao centro de nós mesmos, onde existe treva, medo, angústia; por isso precisamos levar a Cristo que é a ÚNICA luz capaz de iluminar nossas escuridões. 

Não se trata de uma auto-imagem além da realidade, mas uma visão realista de si mesmo: entender que somos dotados de qualidades, mas também de limites, somos frutos de uma série de circunstâncias, de escolhas nossas e de outras pessoas. Enfim, é necessário saber quem você é, porque somente assim, você saberá o que pode oferecer ao outro e principalmente, você saberá o que quer para você.

Foi então que me deparei com essa música que conheço desde criança e sempre achei linda. Ela não passava de uma grande mentira que me iludiu e me fez acreditar que eu precisava ter alguém para ser feliz. Como se eu fosse uma laranja partida ao meio e minha vida só fizesse sentido com a outra metade. Isso não faz o menor sentido. Somos seres INTEIROS, Deus nos fez COMPLETOS. Nada que eu preciso para me sentir realizado, feliz, está fora de mim, nem mesmo Deus. Ouso até dizer que na verdade, só poderemos ser felizes com alguém, se antes, formos felizes sozinhos. E ser feliz sozinho é ser livre, sem ter, tão pouco, colocar pesos aos outros. Isso quer dizer então que vou morar numa ilha e me isolar do mundo para encontrar a felicidade? Certamente que não. Somos seres sociais e necessitamos da interação para desenvolvermos nossas capacidades, mas o que é preciso deixar claro no nosso coração é que o outro não pode carregar a responsabilidade de nossa "felicidade", porque isso não é felicidade. O outro faz parte de nossa vida, mas não é nossa vida. 



Eu acredito no amor e tenho certeza que Deus une homens e mulheres para continuarem Seu projeto. A família é o grande sinal de que Deus ainda acredita em nós, apesar de nossas ingratidões. Mas não podemos iniciar uma relação, uma família, esperando que aquilo nos traga a felicidade por si só, essa felicidade é encontrada no dia a dia, nas lutas, nas diferenças, nas afinidades, e mais que tudo isso, a felicidade só é encontrada quando ouvimos a voz de Deus e a colocamos em prática. 

Meu irmão, minha irmã, busquemos curar nossas corações dessa carência que insiste em nos derrubar e nos afirmar que não somos capazes de sermos felizes sozinhos. A grande verdade é que não podemos ser felizes sem Deus e quando Ele nos basta, todas as outras coisas adquirem outro valor, porque elas fazem parte de um plano de Deus para nossa salvação e sendo assim, Ele nunca vai nos oferecer aquilo que desde o princípio já não soubesse que seria bom. Precisamos, "apenas" estarmos atentos aos sinais e fazer a vontade de Deus. 

Que Nossa Senhora, aquela que soube mais do que ninguém ouvir a vontade de Deus, nos ensine a encontrarmos Deus dentro de nós, como ela que carregou o Menino-Deus dentro dela, mas desde sempre e para sempre, carregou muito mais em seu coração escravo.